acid-house.jpgAgosto de 1987. Quatro jovens amigos britânicos vão comemorar o aniversário de um deles em Ibiza. Esse cenário bem que podia render um daqueles filmes chatíssimos de aventuras de solteiros, com porres, confusões e blá-blá-blá de sessão da tarde…

Mas quis o destino que não: os quatro amigos eram Paul Oakenfold, Danny Rampling, Johnny Walker e Nicky Holloway, então DJs londrinos, e aqueles dias marcariam o comportamento de muitas gerações seguintes.

Foi no fim do verão (europeu) de 1987 que eles “descobriram” na ilha balear um clube chamado Amnesia e um DJ chamado Alfredo Fiorito. Foi a partir dali que a acid-house explodiu de vez para no ano seguinte marcar o verão do amor, escancarando definitivamente as hoje manjadas raves mundo afora.

Não é exagero dizer que muito do comportamento “médio”, padrão, da cena eletrônica atual se deve em boa parte ao que aconteceu a partir dali Quase uma década depois, da metade p/ o fim da década de 90, as raves chegaram de mansinho ao Brasil, e hoje a cada final de semana só numa cidade como Curitiba acontece pelo menos uma festa do gênero.

O jornal inglês The Observer fez uma matéria bem interessante com os cinco DJs sobre o que aconteceu durante e depois aquele verão. Vale a visita!

Publicado por João Anzolin

Anúncios