E eis que me deparo com o seguinte link no Trabalho Sujo, do Alexandre Matias: 10 anos de Blog no Brasil: confira a lista do blogs musicais mais relevantes.

Claro, fui conferir o texto para conhecer blogs novos (adoro descobrir blogs novos de música). Mas para minha surpresa, juntamente com gente como Tom Zé, Lúcio Ribeiro, o supra-citado Alexandre Matias, os companheiros de rraurl Camilo Rocha e Claudia Assef, vejo que os caras do Skol Beats puseram na lista o .::musicness::.!

Uau! Sei da nossa insignificância perante todo esse povo, mas não nego que nos dá uma pontinha de orgulho. Agradecimentos maiores aos nossos leitores. Valeu gente! (E o que dizer do comentário do Alexandre Matias dizendo que é nosso leitor? Ganhei o dia!)

Aproveita e leia abaixo a íntegra do texto.

Faz uma década que alguém postou pela primeira vez num blog aqui na terrinha. Para celebrar, fizemos uma lista dos blogueiros essenciais na cena musical brasileira

Esqueça os colunistas e editores de revistas de música. Quem define quais são as melhores músicas, bandas e álbuns agora são os blogs. Em meio a todo o catastrofismo que é falado sobre o mercado da música e dos discos nos dias de hoje, pouco é lembrado o fato de que atualmente os artistas são obrigados a uma aproximação maior com seus fãs (mesmo que ela seja por uma tela de computador e por meio de algum assessor responsável por sua página na internet ¬- leia-se blogs). Mensagens para o público, diários de turnê, notícias sobre os planos futuros, tudo isso virou peça quase obrigatória no mundo pop de hoje. E, mais do que isso, como no passado nas rádios e na TV, as bandas precisam mostrar a sua música nos meios de hoje – leia-se blogs.

Na internet, o blog é instrumento para um tom mais pessoal e de informalidade na abordagem dos temas a que se dedicam. E isso ocorre também nas páginas de blogs relacionados a música, que estão ganhando importância como veículos para espalhar as novidades da área.

O fenômeno blog causou algumas revoluções, a maior delas, a possibilidade de escrever sobre assuntos com os quais se tem maior afinidade. Um dos temas prediletos dos blogueiros nacionais é a música. Nem é possível fazer qualquer estatística sobre quantos são, tamanha a velocidade com que são criados e abatidos na rede.

Dentro deste vasto universo, é possível identificar dois tipos de tendência. Uma é a dos “blogs de fã”, nos quais se prestam homenagens a um artista, uma banda ou um estilo específico. A outra, a dos “blogs de resenhas e novidades/hypes”, em prevalece uma visão de jornalismo sem compromisso – e, às vezes, funcionam também como núcleos de festas e de artistas.

No ano passado, os blogs tiveram seu boom particular e alguns deles ganharam status de fonte confiável de informação, mas a cena ainda está começando a ver quais são os reais efeitos deles. Acesse os links abaixo e dê você mesmo a opinião final.

http://lucioribeiro.blig.ig.com.br/
Lúcio Ribeiro, um dos nomes mais comentados do jornalismo brasileiro de cultura pop, é mais conhecido hoje pela Popload, seu blog de música.

http://ilustradanopop.folha.blog.uol.com.br/
Repórter de música do caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo, Thiago Ney é responsável pelo blog Ilustrada no Pop da Folha Online.

http://discopunk.blogspot.com/
Música eletrônica é o assunto preferido desse blog.

http://www.penetrationclub.blogspot.com/
Um dos mais promissores. Fique de olho.

http://movethatjukebox.wordpress.com/
Administrado por 4 jovens, dois de 15, um de 16 e outro de 18 anos. Alex Correa, Cédric Fanti, Gabriel Zorzo e Marçal Righi. Molecada antenada.

http://dubstrong.blogspot.com/
Hip hop, reggae, ragga/dancehall, jazz, downtempo, funk, drum’n’bass, tudo amarrado por uma forte influência que o DJ Dubstrong tem do dub jamaicano.

http://site.rraurl.com/blogs/bateestaca/
Na ativa desde os primórdios da cultura eletrônica no Brasil, o DJ, produtor e jornalista Camilo Rocha não escreve apenas sobre dance music em seu blog.

http://site.rraurl.com/blogs/tododjjasambou/
Claudia Assef é autora do livro Todo DJ Já Sambou, trabalha como editora de internet e sempre dá furos em seu blog.

http://site.rraurl.com/blogs/musicness/
No cultuado blog, Diogo Dreyer, João Anzolin, Raul Aguilera escrevem sobre indie rock e eletrônica.

http://www.gardenal.org/urbe/
Editado pelo jornalista carioca Bruno Natal, cobre música, cultura e urbanidades.

http://www.popup.mus.br/secao/blog/
O jornalista Bruno Nogueira, de Recife, posta boas matérias e notícias locais fresquinhas.

http://conector.blogspot.com/
Gustavo Mini é publicitário e guitarrista/vocalista da banda gaúcha Walverdes. Ele equilibra essas duas facetas com muita habilidade em posts informativos e divertidos.

http://www.nemo.com.br/elcabong/
O el Cabongintegra o Nordeste Independente, uma comunidade focada no mercado independente nordestino que busca contribuir para shows, turnês, circulação de informação etc. É escrito pelo jornalista Luciano Matos.

http://www.pedroalexandresanches.blogspot.com/
Blog do jornalista da revista Carta Capital e crítico de música Pedro Alexandre Sanches, que discorre sobre assuntos como política e a cena musical brasileira.

http://www.gardenal.org/trabalhosujo/
Alexandre Matias é editor do Link, o caderno de tecnologia e internet do Estadão. O Trabalho Sujo é uma das maiores referências jornalísticas para o circuito musical independente do Brasil.

http://prztz.blogspot.com/
Blog de produção de música eletrônica do produtor Dudu Marote.

http://tomze.blog.uol.com.br/
O músico Tom Zé partilha suas idéias e composições em um blog divertido e inteligente.

Postado por Diogo Dreyer

Anúncios